Por um sorriso perfeito, em todas as idades
Cuidar da dentição desde a infância
Todas as crianças devem ter a sua primeira consulta por volta dos 6-7 anos de idade, após a erupção dos primeiros dentes definitivos, para avaliar a necessidade de tratamento. As consultas devem ser periódicas, pelo menos uma ou duas vezes por ano.
Neste período começa o desenvolvimento e crescimento dos ossos, o que facilita a fase de tratamentos preventivos. O problema oral mais comum é a má oclusão dentária – o encaixe dos dentes superiores com os dentes inferiores – onde a mordida deve ser corrigida com a ortodontia.
Ortodontia também para adultos
A escolha mais comum é a do aparelho invisível, pela estética e conforto que oferece.
A ortodontia tem também o seu papel na preparação correta dos espaços dentários para acomodar próteses fixas ou móveis.
Benefícios do tratamento ortodôntico
- Melhoria estética da face e do sorriso, com o consequente aumento da autoestima e facilidade de inserção social.
- O correto alinhamento dos dentes, tornando possível uma melhor higiene dentária, e consequentemente a diminuição do risco de cáries e redução de problemas nas gengivas.
- Boa função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral.
Ortodontia
Existem vários tipos de ortodontia que atuam de formas diferentes consoante os resultados e benefícios que os pacientes procuram.
Fica a conhecer os alguns dos tipos de ortodontia que podes encontrar na Clínica Asisa:
Ortodontia Invisível (Invisalign®)
Ou aparelho invisível, também conhecido por Invisalign® (marca com que trabalhamos aqui na clínica). É a opção mais inovadora em termos de aparelhos dentários pois a correção dos dentes e maxilares é feita com moldeiras transparentes que encaixam nos dentes, fazendo a pressão necessária.
Estes aparelhos transparentes são bastante confortáveis, podendo ser retirados pelo paciente. Além da estética e do conforto, a higienização também é um ponto a favor, uma vez que se pode retirar o aparelho para escovar os dentes.
Ortodontia fixa
Este é o tipo mais comum de aparelho – consiste de bandas, fios e/ou brackets. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os brackets são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos brackets e são ligados às bandas.
Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para chegar aos resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses ou anos.
Atualmente são menores, mais leves e exibem menos metal que no passado.
O que é a Ortodontia preventiva?
Baseia-se na prevenção de problemas que podem ser detetados em crianças durante o crescimento facial e durante o começo da troca da dentição de leite, sendo comum usar aparelho removível nesta fase de correção.
Ainda, a ortodontia preventiva pode auxiliar em situações como:
– sucção de dedo ou uso da chupeta;
– problemas de dicção em que a língua empurra os dentes durante a fala;
– problemas respiratórios que fazem com que a criança respire pela boca.
E a Ortodontia interceptiva?
Neste tipo de ortodontia podem ser utilizados aparelhos dentários removíveis ou fixos, é um tipo de tratamento faseado que permite intervir nas más oclusões assim que são detetadas, numa fase o mais inicial possível. Tem o objetivo de evitar um desenvolvimento craniofacial incorreto em adultos – mordida aberta, mordida profunda e mordida cruzada.