A Odontopediatria foca-se no tratamento das crianças, do primeiro ano de vida até à adolescência.
É o primeiro contacto com o médico dentista, que irá avaliar o estado de saúde oral, controlar a erupção dentária e realizar tratamentos preventivos, caso sejam necessários.
As consultas de Odontopediatria são ainda importantes para ensinar as crianças sobre a correta escovagem dos dentes, o uso do flúor e do fio dentário, de forma a garantir a manutenção de uma boa saúde oral.
Na Clínica Asisa, acreditamos que “prevenir é melhor do que remediar”, e por isso é fundamental visitar o dentista nos primeiros anos de vida, assim que surgem as primeiras erupções dentárias. É nas análises precoces que os primeiros sinais de deformações ou funções dentárias deficientes podem ser identificados e tratados de forma simples.
É criado um ambiente positivo desde o primeiro encontro, livre de ansiedade e receios, a pensar nos sorrisos dos mais novos.
A partir de que idade se deve consultar o odontopediatra?
A primeira visita ao dentista deve ser por volta dos 6 meses. Estas visitas servem para observar a saúde oral da criança e alertar os pais acerca de atitudes preventivas como higiene, alimentação e prevenção de hábitos nocivos. Se a primeira consulta da criança for feita quando já existe dor ou cárie, é mais difícil conquistar a confiança da mesma.
Porquê consultar um Odontopediatra?
Prevenir e diagnosticar precocemente possíveis problemas de saúde oral das crianças é o principal objetivo desta área da medicina dentária. É por estes motivos que devemos levar as crianças ao dentista desde cedo:
1.Prevenção
A possibilidade do odontopediatra realizar um exame oral precoce, fornecer orientações aos pais durante a infância e realizar tratamentos preventivos é fundamental para que a criança tenha uma boa saúde oral durante toda a sua vida.
2. Aplicação de flúor
É um elemento importante para a remineralização do esmalte ajudando a prevenir as cáries. Quando em excesso pode ser prejudicial. Cabe ao odontopediatra avaliar e decidir a necessidade de suplementos de flúor.
3. Aplicação de selantes de fissura
Consiste em aplicar uma resina sobre os sulcos e fissuras das faces de mastigação dos molares de leite e definitivos, para evitar que bactérias e restos alimentares se acumulem nessas zonas de difícil acesso, prevenindo assim o aparecimento de cáries.
4. Tratamentos curativos
Após instalação de doença na cavidade oral, o odontopediatra atua eliminando os focos infeciosos, realizando os procedimentos clínicos adequados, de modo a restituir saúde à cavidade oral.
5. Tratamentos intercetivos
Pode ser necessário trabalhar em conjunto com o ortodontista e/ou com o terapeuta da fala no sentido de prevenir, corrigir ou minimizar determinadas posições dentárias, alterações de oclusão e/ou esqueléticas bem como determinadas parafunções da criança.
Porque se deve cuidar dos dentes de bebés e crianças?
Para que os dentes definitivos possam nascer saudáveis é fundamental que os dentes de leite também o sejam, pois são eles que permitem às crianças treinar a mastigação e possibilitar a introdução de novos alimentos na sua dieta.
Sendo assim, esses dentes são muito importantes e cabe aos adultos ajudar a cuidar e criar hábitos de higiene oral, uma vez que estas ainda não têm maturidade para compreender a importância desses hábitos.