O processo de branqueamento começa com a proteção das membranas mucosas e dos lábios de maneira a que apenas a superfície dos dentes fique exposta durante o tratamento. Um gel clareador é aplicado na superfície dos dentes e uma luz LED acelera o procedimento.
O que exerce um efeito branqueador são os produtos químicos aplicados em simultâneo. As luzes são usadas para acelerar a reação química dos produtos, na tentativa de tornar o processo de branqueamento mais rápido.
É um procedimento seguro?
Embora existam produtos de venda livre publicitados como “branqueadores”, a OMD destaca que a segurança na utilização profissional de produtos branqueadores dentários só está salvaguardada com a supervisão do médico dentista.
Os produtos de venda livre apresentam diferenças substanciais entre si e entre os produtos de aplicação profissional, pelo que não é possível afirmar a sua eficácia com segurança.
É certo que qualquer risco para a saúde oral dos utentes só é prevenido ao optar pela supervisão de um especialista.
Quais os tipos de branqueamento dentário?
Existem dois tipos de branqueamento dentário: o tratamento que pode ser feito pelo próprio paciente, em casa, e o branqueamento efetuado diretamente pelo médico dentista.
Branqueamento feito em casa
O médico dentista produz uns moldes feitos à medida, com a forma dos dentes de cada paciente. Todos os dias, o paciente coloca o gel branqueador que lhe foi fornecido nesse molde, durante o tempo recomendado. Normalmente, recomenda-se dormir com o molde colocado, sendo o tratamento efetuado durante a noite para maior conforto.
Este tratamento dura aproximadamente 15 dias, podendo ser ajustado mediante a avaliação clínica do médico dentista que acompanha o processo.
Branqueamento feito pelo médico dentista
Neste caso, o tratamento é feito pelo médico dentista no consultório.
Usualmente demora cerca de 60 minutos e podem ser necessárias várias sessões (regra geral, 2 ou 3) para se atingir o resultado pretendido.
Estes dois métodos de tratamento são simples e permitem atingir os resultados pretendidos sem alterar ou danificar as estruturas dentárias naturais.
Quanto tempo dura o efeito?
O branqueamento pode durar entre 1 a 4 anos. Tudo depende dos hábitos de higiene e alimentação do paciente. Se o paciente não fumar e não beber líquidos que mancham os dentes, tais como o vinho tinto ou café, pode conservar os dentes brancos durante alguns anos.
Quais os cuidados a ter após o tratamento?
O café, o chá, o vinho tinto ou certos alimentos muito corantes tais como os morangos, a beterraba, a amora ou a cenoura não devem fazer parte da alimentação durante algum tempo, após o branqueamento. Concluído o tratamento, pode retomar-se a ingestão de todo o tipo de alimentos, reforçando a manutenção com a escovagem dos dentes depois das refeições.