O botox (toxina botulínica) pode ser usado com uma vertente estética, mas também médica.
O botox, quando usado na vertente estética para atenuar rugas de expressão, é aplicado entre as linhas da testa, dos lábios, da glabela (espaço entre as sobrancelhas) e nos “pés de galinha” – as rugas que se formam na região dos olhos.
O efeito principal da sua aplicação é provocar um relaxamento muscular, atenuando as rugas e podendo levar ao seu desaparecimento. A aplicação de botox tem também tem um efeito preventivo uma vez que impede o aparecimento de novas rugas de expressão e estimula a produção de colagénio.
Na vertente médica, o botox é a solução para tratar problemas como hiperidrose (suor excessivo) ou sialorreia (salivação excessiva), enxaquecas e doenças relacionadas com o relaxamento muscular como é o caso do bruxismo ou da incontinência urinária.
Quem pode aplicar botox?
O procedimento de aplicação de botox, no geral, é seguro.
Mas há regras.
O Infarmed, autoridade do medicamento, diz que esta substância só deve ser aplicada sob a supervisão de um médico.
Quais os efeitos colaterais da aplicação de botox?
Embora muito raros, podem ocorrer efeitos secundários à aplicação de botox. Algumas pessoas podem experienciar sintomas de gripe, nomeadamente dores no corpo, dores de cabeça, cansaço ou fraqueza. Todavia, esses sintomas são, geralmente, temporários (1 ou 2 dias) e muitas vezes tratam-se apenas com paracetamol.
Quais os benefícios?
Os benefícios do botox são sobretudo a redução das rugas de expressão, o retardar da formação de rugas a longo prazo, a suavização das expressões faciais e uma aparência mais lisa e luminosa da pele.
Sendo que pode ser usada de forma preventiva – evitando o aparecimento das primeiras linhas de expressão e o aparecimento das rugas por contração muscular – ou corretiva – quando a pele já apresenta rugas e a aplicação do botox vem atenuá-las.
Quais os cuidados a ter após a aplicação de botox?
O tratamento de rugas com toxina botulínica é minimamente invasivo e não implica tempo de recuperação.
No entanto, há alguns cuidados a ter logo após o tratamento:
- Não baixar a cabeça durante 4 horas;
- Evitar a exposição solar direta durante 24 horas;
- Não realizar atividade física durante 24 horas;
- Não massajar a zona tratada durante os primeiros 3 dias;
- Evitar a aplicação de maquilhagem nas primeiras 12 horas;
Quanto tempo duram os efeitos do botox?
Os efeitos do tratamento começam a ser visíveis após 3 a 4 dias da aplicação, e os resultados finais são notórios após 1 a 2 semanas. Por norma, duram entre 4 a 6 meses mas podem variar de pessoa para pessoa, havendo fatores que diminuem a sua duração como é o caso da exposição solar, o tabagismo ou o uso de antibióticos e corticoides.
A partir de que idade se pode começar a aplicar botox?
O tratamento pode ser realizado assim que começam a surgir os primeiros sinais das rugas de expressão, normalmente aos 30 anos de idade. Hoje em dia, é cada vez mais comum a realização deste tipo de tratamento em pessoas mais jovens, com vista a prevenir o envelhecimento facial, sobretudo em pacientes de pele e olhos claros com tendência a ter mais rugas em torno dos olhos.
É um procedimento doloroso?
Não. Por ser um processo rápido e serem utilizadas agulhas extremamente finas, a aplicação de botox não requer qualquer anestesia. O desconforto é mínimo e breve.